top of page

LUÍSA AMOROSO: ENTREVISTA E CARTAZ PARA COLORIR

Luísa é a artista convidada que desenvolveu o cartaz para colorir com o tema "jardim". Ela veio contar um pouquinho sobre este trabalho e seu processo criativo, além de disponibilizar o cartaz para download gratuitamente! Siga até o final para achar o link e baixar. Divirta-se!


imagem: Ana Novi

Olá Luisa, é um prazer receber você neste projeto! Poderia começar contando um pouquinho para a gente sobre a sua trajetória artística? Quando você começou a ilustrar? Obrigada pelo convite! O desenho faz parte da minha vida, desde quando me lembro de gostar de algo, lembro de gostar de desenhar. Sempre foi uma forma de estar em contato com meus pensamentos, medos e sonhos. Fui fazer faculdade de arquitetura porque gostava de desenhar. Anos depois decidi deixar de trabalhar com arquitetura, percebi que gostava mais de desenhar do que de construir. Comecei a ilustrar na época da graduação, e nunca parei.  Como você escolhe a técnica que vai utilizar em cada trabalho? Tem preferência por alguma específica?  Escolho a técnica de acordo com o que quero e preciso de cada trabalho. Tanto do resultado, quanto do processo (às vezes o prazo pode impossibilitar uma técnica mais demorada, por exemplo). Tenho algumas técnicas mais recorrentes, como a aquarela, colagem e carimbo. Mas sempre procuro achar espaço para estudar e experimentar outras. Às vezes é mais fácil tirar algo de novo de uma técnica menos familiar, e essas descobertas são muito gostosas. 

imagem: Ana Novi

De onde veio a inspiração para o cartaz? Pode contar um pouquinho sobre ele?! Os temas botânicos acompanham meu trabalho, principalmente nos mais autorais. Também gosto muito de cuidar de plantas e estar em contato com elas. A ideia do cartaz foi poder levar um jardim para dentro de uma casa, a ser cultivada com as cores que seu dono quiser. E também da minha vontade de passar um bom tempo desenhando detalhadamente esse tema que adoro, rs.  Nós estamos vivendo um momento muito específico agora, a maioria das pessoas está em casa, as famílias estão mais reunidas e os amigos conectados de uma forma diferente. O mundo virtual ganhou uma outra perspectiva e imaginamos o que vai mudar no mundo a partir dessa experiência. O que tem sentido durante esse momento, sua rotina e seu trabalho mudaram? Você tem sugestões para dar para quem está em casa lendo a gente agora?

Estamos passando um momento de muito medo e incerteza, por nós, pelos nossos, pelo país, pelo mundo. Falo de uma posição muito privilegiada, estando com saúde e segurança quando isso falta a tantos. Meu desafio tem sido conciliar meus medos, meu trabalho e os cuidados com minha filha pequena. E também tenho que reconhecer o privilégio que é poder estar com ela e deixa-la me levar para o seu mundo de criança, que me afasta dos meus medos de adulta. Nesse mundo da Sofia a natureza entra delicada e cheia de detalhes. Quando eu consigo embarcar com ela nesse tempo, presente e dilatado, me acalmo. Se você está podendo ficar em confinamento e não tem uma criança ao seu lado na quarentena, mas tem o privilégio de ter tempo e algum espaço, quando a ansiedade apertar sugiro experimentar cuidar de um vaso. Sempre que eu posso, faço, isso ajuda a cuidar de mim. 



Para conhecer outros trabalho da artista, acesse o site: www.luisaamoroso.com

Compre o cartaz impresso AQUI ou faça o download do cartaz para imprimir e pintar em casa AQUI !

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page